O frete grátis é um tema muito debatido aqui no NOME EMPRESA e em muitos outros portais de comércio eletrônico, e isso não é em vão, esse é um tema extremamente importante, que ainda gera muitas dúvidas para aqueles que estão iniciando nesse mundo e até para os mais experientes. Pensando nisso, vou tratar aqui um pouco do que deve ser levado em consideração antes de definir a sua política de frete grátis.
Bem no início das operações de comércio eletrônico tivemos a oferta massiva de frete grátis justamente para influenciar os consumidores a experimentarem e perderem o receio de realizar compras pela internet. O grande problema é que isso acabou mal acostumando o consumidor, que passou a enxergar o frete grátis como algo obrigatório. Prática essa que acaba destruindo a margem, já apertada, das operações de comércio eletrônico.
Estratégias de Frete Grátis
Porém há uma luz no final do túnel: na busca por rentabilidade as empresas estão aos poucos revendo suas políticas de frete grátis, na medida também que os consumidores já estão habituando-se com o comércio eletrônico, passando a priorizar outros fatores para determinar sua compra. Segundo dados do e-Bit (Webshoppers 2014, 29º ed.), em dezembro de 2013 cerca de 58% dos pedidos tinham frete grátis, enquanto o restante era pago. Em dezembro de 2014 esse valor caiu para 50%, mostrando uma tendência de diminuição da oferta de frete grátis.
O frete grátis é um tema muito debatido aqui no NOME EMPRESA e em muitos outros portais de comércio eletrônico, e isso não é em vão, esse é um tema extremamente importante, que ainda gera muitas dúvidas para aqueles que estão iniciando nesse mundo e até para os mais experientes. Pensando nisso, vou tratar aqui um pouco do que deve ser levado em consideração antes de definir a sua política de frete grátis.
Bem no início das operações de comércio eletrônico tivemos a oferta massiva de frete grátis justamente para influenciar os consumidores a experimentarem e perderem o receio de realizar compras pela internet. O grande problema é que isso acabou mal acostumando o consumidor, que passou a enxergar o frete grátis como algo obrigatório. Prática essa que acaba destruindo a margem, já apertada, das operações de comércio eletrônico.
Estratégias de Frete Grátis
Porém há uma luz no final do túnel: na busca por rentabilidade as empresas estão aos poucos revendo suas políticas de frete grátis, na medida também que os consumidores já estão habituando-se com o comércio eletrônico, passando a priorizar outros fatores para determinar sua compra. Segundo dados do e-Bit (Webshoppers 2014, 29º ed.), em dezembro de 2013 cerca de 58% dos pedidos tinham frete grátis, enquanto o restante era pago. Em dezembro de 2014 esse valor caiu para 50%, mostrando uma tendência de diminuição da oferta de frete grátis.